E é isto a Madeira?!

12:20

Olá amigos hoje trago um assunto que por acaso apareceu no Diario de Noticias da Madeira, mais precisamente nas cartas do leitor uma critica a ilha e ao seu povo, fiz questão em transcrever na integra a carta de um "suposto" turista vindo de portugal continental.

Marina do Funchal
"Sou de Coimbra, tenho 35 anos. Passei 3 semanas com os meus pais a convite de uns amigos deles madeirenses.Escrevi esta carta por mero acaso. Os nossos amigos madeirenses deram a ideia. Detestei a Madeira, se calhar por ter elevado muito a fasquia. O clima não é o que diziam, em casa sinto-me melhor, mas o pior não é isso. Estou chocado com o nível de vida daqui, é incrível como tudo é caro. O gasóleo e a gasolina custam ouro, os produtos essenciais de alimentação são caríssimos, não há alternativas, concorrência, etc. E as viagens de avião e os preços das mesmas? E as inspecções dos carros que só existe uma empresa quando nós lá tem várias e há concorrência e não há abusos! Qualquer coisa, mesmo qualquer coisa, custa o triplo do que em Portugal Continental e o dobro dos Açores!!!! Inacreditável!!! É incrível a diferença para Portugal Continental e até os Açores onde já estive mais que uma vez! Mas os madeirenses são ricos? Fui com esses amigos madeirenses por toda a ilha e nunca vi tamanho isolamento, atraso e pobreza. Para um lugar tão pequeno, há muita coisa errada e escondida.Pelo que percebo, há muita podridão na Madeira que vem de há gerações. Meia dúzia e políticos sugaram tudo e controlam tudo. Estão na política, são presidentes de câmara, deputados na assembleia regional, no Governo Regional, ao mesmo tempo mandam em bancos na Madeira, têm tachos por todo o lado, nos clubes de futebol, empresas privadas, clínicas, sucatas, segurança, etc. Que loucura de vergonha!!! Lá também há, mas com esta dimensão e descaramento, nas barbas do povo da Madeira, nunca vi! Pelo país todo há muitas coisas negativas, mas para uma região tão pequena, com apenas duas ilhas... nem barco para o Continente há! E para o Porto Santo é um roubo! Dou graças a Deus por não ser madeirense e ter de viver aqui. Tenho muita pena das pessoas madeirenses honestas como os nossos amigos! Em resumo, a Madeira é uma terra muito atrasada e pobre, onde não há verdadeira liberdade. É a terra da cunha e corrupção! O povo é explorado porque não tem capacidade de se libertar e é pouco instruído. Comunicação social é zero, com excepção do DN, o que é insuficiente. Por isso, melhor terra para ditadura e vigarice não há! Não existem bens, produtos, direitos e liberdade como no resto do país, eu ouvi casos incríveis que acontecem aqui toda a vida com a maior das impunidades. As ovelhas cegas levam-se para onde se quiser!
Paulo Pereira"

Vou ser sincera que isto mexeu com o meu sistema nervoso, pois a criatura que escreveu a carta não deve conhecer realmente a madeira, e deve ter perdido a geografia ao dizer que o Arquipélago da Madeira é de apenas duas ilhas.

Levada das 25 Fontes, Calheta
Mas vamos falar primeiro dos pontos que por acaso são verdade e justifica-los pois este ser não percebeu os porquês, os combustíveis são mais caros do que no continente sim é verdade pois infelizmente cá estamos a pagar duas dividas, a divida feita pelo governo regional e a do governo central, logo é normal que determinadas coisas sejam mais cara, reclamar dos políticos e dos tachos que existem, sim é verdade mas isso é algo que no continente também existe, por tanto não sei o porque de reclamar. Povo explorado isso somos em qualquer lado em qualquer cidade do país.

Vamos aos pontos que não são em nada verdade, Madeira terra muito atrasada, coisa que de verdade não tem nada, pois quem conheceu a ilha a 10 anos quando regressa não a reconhece, a ilha evoluiu, temos boas estradas, facilidade em deslocarmos de um ponto a outro da ilha sem demorar horas, é tão atrasada que tem 3 centros comercias só na cidade do Funchal, locais de lazer onde toda a família pode passear e desfrutar.

Vista do Centro da Cidade do Funchal
Agora uma aulinha de geografia pois acho que muitos continentais realmente desconhecem o que é o Arquipélago da Madeira. O arquipélago da Madeira constitui um conjunto de ilhas de Portugal, situado no oceano Atlântico. É formado por um total de sete ilhas e dois ilhéus. Das sete ilhas, apenas as duas maiores (Madeira e Porto Santo) são habitadas, tendo, como principais acessos, o Aeroporto da Madeira no Funchal e o do Porto Santo. Por via marítima, o Funchal possui um porto que recebe vários navios, principalmente cruzeiros; e três das restantes ilhas são habitadas por vigilantes da natureza, biólogos e polícia marítima que protegem estas reservas naturais. Apesar de ser considerado normalmente um território europeu, geograficamente o arquipélago situa-se já na plataforma continental de África. 

Lá por não termos o dito barco que faça ligações ao continente, não estamos isolados e podemos muito bem apanhar o avião e ir para onde quisermos, as passagens pela TAP podem ser caras mas graças a Deus que não é a única opção que temos, e num local com uma população a rondar dos 270 000 não precisamos de ter concorrência em determinadas coisas pois é um local mais pequeno e que apenas um de cada é mais que suficiente.

Cidade de Câmara de Lobos
A Madeira é um paraíso, temos o melhor dos dois mundo Natureza e Mar, comparado com portugal continental onde a insegurança é grande, por cá a história já é outra temos maior segurança, existem crimes sim existem mas não é algo que aconteça todos os dias, as ruas são limpas e sem graffitis a estragar as paredes.

O Povo Madeirense é um povo trabalhador que não tem vergonha de trabalhar seja no que for, desde que seja trabalho digno, por isso é que existe empresas a vir buscar trabalhadores a Madeira pois talvez, exista Portugueses que tenham medo de trabalho pesado.

Praça do Povo, Funchal
O nível de vida é mais económico do que no continente, não nos falta nada, temos todo o que precisamos, escolas, universidades, transportes públicos, cinemas, lojas de pronto a vestir.

Um Terra amada por todos os que visitam, mas como todo na vida não podemos agradar a todos, mas chamar terra de 3º mundo isso não, pois a madeira não é o que as novelas mostram não é um deserto onde não se tem nada para fazer.

Parque Santa Catarina, Funchal
O pior é que muitos tem uma visão errada da Ilha e das pessoas que à habitam, antes de criticarem venham conhecer e depois digam da vossa justiça o que realmente acham. E já agora acham que é muito mau viver num lugar onde a temperatura mínima chega aos 13º, até é de meter inveja a muitos continentais.

Temos um País tão bonito porque não aproveitar, desfrutar do que tem para oferecer, e antes de criticar tentar perceber os motivos, conhecer as causas, pois pelo que deu para ver nos na madeira conhecemos todo o que se passa no continente mas ao contrario já não é possível.

Promenade de Câmara de Lobos
 Qual a vossa opinião sobre o que foi dito?
Qual a vossa ideia da Madeira?
Peço desculpa por alguma coisa
E é tudo por agora PEACE

You Might Also Like

4 comentários

  1. Respostas
    1. Não te iras arrepender ;) vais adorar
      Beijinhos no <3

      Eliminar
  2. Não quero estar a defender muito o texto um tanto ou quanto retardado do senhor no jornal, mas depois de viver 20 anos na Madeira há alguns pontos que ele faz que eu concordo e alguns que tu fizeste que eu não concordo muito.
    Em primeiro lugar, quando ele diz 2 ilhas ele obviamente só se referia as duas ilhas habitadas de forma “normal”, ou seja, os guardas das reservas das desertas e selvagens não contam propriamente tendo em conta que é o trabalho deles, não têm morda permanente nas ditas cujas, não há lá comercio e não se paga imposto por lá “viver”.
    Em segundo quando dizes que por ser uma ilha pequena não há necessidade de concorrência. Infelizmente as coisas não funcionam assim. A existência de concorrência é essencial para um comercio saudável em qualquer que seja a localidade, por mais pequena que essa seja. É esta concorrência que controla e equilibra os preços dos produtos e não faz mal nenhum haver um bom nível de escolha nos produtos disponíveis. Devido a esta falta de concorrência as empresas vêm-se livres de inflacionar os preços ao seu belo prazer sem consequências nenhumas.
    De um modo geral a Madeira é uma região lindíssima com muita coisa para se ver, mas não podemos negar o incrível nível de corrupção quase vê numa área tao “pequena”. Como tu disseste muito bem, existe corrupção em todo o lado, mas a Madeira infelizmente é um dos territórios Portugueses mais afetados por isso.
    Eu entendo o sentimento de “patriotismo” e a necessidade de defender a nossa terra seja ela qual for, mas nestes casos tenta olhar para as coisas de um lado mais objetivo sem que o teu “amor” pela ilha te atrapalhe a visão. O homenzinho fez uma data de maus pontos, mas alguns deles são bem vistos e não são falados pelo publico geral. E ele nem falou no pior de todos na minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver, um aspecto simples, em todo o pais tem coisas muito mal, e piores do que acontece na madeira, que digamos, e não estou a defender a corrupção, se não houve-se um presidente que fez um buraco que agora estamos a pagar a ilha não estaria metade de como esta, e supostamente devemos olhar primeiro de onde vimos antes de criticar a terra dos outros, e isto não se trata de patriotismo mas sim de realismo, para que é preciso tanto centro de inspeção automóvel, sendo algo que na realidade não é preciso, e vamos ser sinceros pode haver concorrência em outros factores mais relevantes, facto que já existe, e outro factor que já ia esquecendo primeiro deveria estar os produtos regionais e não os continentais que em toda o lado tendem a ser mais em conta, não será que até as grandes superfícies beneficiam mais uns que outros ;) aqui já não existe concorrência saudável.
      Beijinhos no <3

      Eliminar

Like us on Facebook